sábado, 20 de fevereiro de 2010

A polêmica chamada varal.




Muito discutido nas reuniões da Edna ,e definido na primeira assembléia que seria colocado em duas janelas,mas na pratica,todos reclamavam que ficava feio ficar aparecendo os varais,e que solicitavam uma nova assembléia que falasse só de varais.Fomos a Auxiliadora, que nos orientou a fazermos nós a nossa assembléia,pois na nossa cabeça pagar por uma assembléia ordinária para falar sobre um único assunto não valia a pena,já que custava muito caro.Fizemos então uma assembléia extraordinária,que muitos chamaram de reunião de moradores,para que os mesmos se pronunciassem a respeito.Foi definido local,e discutido outros problemas no Residencial.E então onde é o local certo para colocar varais?No recuo da sala( todos aptos),e no recuo do quadrado(cozinha) com exceção do bloco A e G que dá pra av.João de Oliveira Remião.
SITUAÇÃO SEM NOÇÃO:
Os diversos varais móveis encontrados no trajeto ,na estrada principal do condominio.Afinal quem mora em apto sabe que espaço para" roupas secarem" não existe.
Ata da Reunião:
Reunião extraordinária com moradores do condomínio
Pauta :
-Definição de local de colocação de varal;
-Assuntos Gerais;
Presidente de mesa :Jorge Fischer
Secretário redator:conselheiro fiscal Jorge Adriano
Aos vinte três de março ,ás vinte e quarenta dá-se inicio á reunião com diversas reclamações de moradores,quanto á conduta de seus vizinhos:
*bloco N –morador reclama quanto á escuridão no bloco,também foi quebrado um poste de iluminação da quadra,
*muitas pessoas de fora entrando no condomínio,exemplo :amigos de amigos,
*segurança(porteiros) destraídos nas guaritas,cachorros nas guaritas,
*cachorros soltos no condomínio,
-Questionado o porquê de ter uma pessoa só durante o dia
*visualizada caixa Dágua sem tampa do bloco 6.
Das soluções encontradas,fica definido em comum acordo que:
-selos de carros- quem tem ,entra e quem não tem ,não entra;
-manter portas principais das torres fechadas;
-velocidade permitida de 10 km./h no acesso principal do condomínio;
-grades de portas á gosto do morador;
-Grades de janelas tijolinho que pega no interior do quadro externo da janela,fomando o contorno do quadro da janela,
-varal :ficou decidido que pode no recuo da sala.
Sem mais assunto encerra a reunião,com listagem de moradores presentes em anexo .
Porto Alegre ,23 de março de 2009.
Após apresentado ata na Auxiliadora Predial e assinaturas,foi oficializada e distribuida circular para que todos moradores ficassem cientes da decisões.

Afinal qual o modelo escolhido?

Em assembléia foi definido modelo tijolinho sem recuo, colocado no lado interno da soleia,é proibido colocar vasos e decoração na soleira da janela pelo risco que é de cair e machucar as pessoas,proibido atirar coisas(objetos)pela janela pelo mesmo motivo.Atualmente existe uns modelos lindíssimo no próprio Residencial até com abertura para colocar roupas no varal.Observe e pesquise ser igual não significa que não pode ter algumas diferenças....Ser idêntico sim é a cópia perfeita do que lhe é mostrado!

Grade das janelas -Um grande problema

Enquanto todos construiam,já começava a observar as mudanças na fachada do prédio,era preocupante ,porém a colocação das grades ,pois começaram aparecer grades diferentes .Na realidade ,no site Residencial ,pertecente a Edna mostrava uma grade não aprovada na assembléia ,o que provocou confusão e transtornos para nós que tentavámos orientar,mas quem já havia colocado errado (sem perguntar)se negavam a retirar.A s pessoas receberam notificações(pelo menos é isso que nos dizem)mas não trocaram.
SITUAÇÃO SEM NOÇÃO:Ocorreu em julho de 2009,um serralheiro,foi colocar grade no apto de um morador,porém a CEEE não havia ligado a luz ainda,ele não pensou duas vezes abriu o relógio geral e fez um "gato",só que caiu a rede e mais de 20 aptos fiocaram sem luz por quase 3 horas,pois o auxiliar de serviços gerais não estava(era sabádo)para abrir o cadeado das centrais.O egoísmo é mesmo uma porcaria!O serralheiro saiu de fininho,fez de conta que não era com ele e o marador se isentou do problema,pois considerava que não foi ele que cometera o inconveniente.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pra onde correr?


As discussões em julho estavam sempre relacionados a falta de educação e conduta de moradores.A nossa assessora não nos deixava claro como punir esses moradores.Procurávamos solução,buscamos ajuda da mediação comunitária(não resolveu muito) .Havia muita crianças sem creche ,sem escolas no pátio sem alguém responsável.Menos de 6 meses de moradia já ocorria roubo de sensor de presença,de lâmpadas,esvaziamento de extintor de incêndio,presença de carro sem uma identificação segura no estacionamento do condominio,queixas de moradores de uso e venda de drogas no Residencial, alagamento em aptos devido á esquecimento de torneira aberta,estragando móveis de vizinhos de baixo.Passamos(um pequeno Grupo) a nos inserir nas reuniões da comunidade para ver quem resolveria o problema da saúde,creche,ou seja os primeiros problemas sérios surgiram com muita velocidade e o que restou do grupo de administração não conseguia dar atenção a tudo que devia ser decidido.
SITUAÇÃO SEM NOÇÃO:Quando resolvíamos um problema ,vinha outro seríssimo,como o caso da visita do engenheiro do demae que por problemas na rua detrás ,veio impor o pagamento de multa a moradores de 1000 reais/diário pelo cheiro,e a forma errada que foi feito a encanação de esgoto do condominio. Houve uma discussão violenta entre membros do grupo ,engenheiro ,e construtora,e devido a determinação do síndico em que moradores não seriam lesados,ficou definido que a responsabilidade era do próprio Demae que assinou o habite-se do encanamento.

Problermas na infraestrutura


Além da preocupação com a falta de estrutura do bairro,as mudanças,havia tb. a preocupaçõa da falta de acabamento dos aptos ,dos problemas com a "quadra"que mais parecia um quadrado acimmentado,as escadas inacabadas.Mensalmente aparecia um "advogado "no condominio disposto a ajudar a colocar na justiça os orgão responsáveis pelo desleixo.Alguns não se apresentaram no salão por achar que a administração devia impôr aos moradores (o que a administração não tinha tempo ,nem concordava em admitir isso)em quanto outros se apresentavam fazendo suas propostas.Como era em prol da maioria,se abriu o salão para expôr suas idéias,pois em geral eram profissionais ligados a alguns moradores,que alegavam que o salão tinha que ser liberado ,para não se omitir nenhuma informação. Dr.Eduardo,Dr.ª Neir.Dr.ª Anaely,Drª Maria Helena,foram alguns dos advogados que conversaram conosco,alguns se apresentaram aos demais moradores ,outros não quiseram se apresentar.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A portaria não dava conta

Depois de muita demora pra assinarem o contrato e muita propaganda da empresa ,a realidade era que a portaria estava muito bagunçada.Bira teve que assumir a responsabilidade de manter segurança e portaria em dia,só que ele acumulava mais uma função (já distribuia selos).Os porteiros não sabiam como agir,a noite era de um jeito e de dia tudo era diferente .Ficaram de instalar 12 cameras no condominio,mas decorria 4 meses e nada ,era uma desculpa e outra,enquanto que no contrato dizia que em 15 dias estariam todas instaladas.As caixas de correspondências era dentro da guarita, era um entra e sai de gente (ás vezes até congestionava o corredor)e isso tb. era desculpa para a empresa evitar de colocar seu computador ali.Passou a ser uma exigência:fazer a retirada das caixas de correspondências da guarita ,para poder colocarem o sistema para câmeras.Obedecemos, trocando de lugar as caixas,mas não vimos todas as cameras instaladas.Não parava funcionário ,os poucos que ficavam,se queixavam da conduta de moradores,questionavam a origem deste parecia que estávamos diante do muro da discórdia:ouvíamos reclamações de moradores, de porteiros,e ninguém se entendia não havia desempenho em prestar um bom serviço. UFA! foi muito dificil essa época.E o resultado disso após muitas conversas com a empresa (que já não demonstrava tanto interesse em manter o posto) consultamos advogados da Auxiliadora que enquadrava o caso como "quebra de contrato"e orientava a procurarmos outra empresa.

Como faço para obter selo do carro?


Atualmente a pessoa responsável pela distribuição do selo do carro é o Bira, que após ser comunicado a falta de selos,vai a noite averiguar a real necessidade da entrega do selo(é preciso que o carro pernoite no condominio),é necessário constar a placa e o modelo do carro para passar dados a portaria. O selo deverá ser colocado de forma visível no lado esquerdo do vidro dianteiro principalmente para quem não quer ser barrado na entrada a regra geral somente um selo por apartamento ja existe local proprio para estacionar motos e quaisquer danos ou roubos a veiculos o condominio não se responabiliza(segundo o regulamento interno).

Sera que tem vaga para meu carro?

No inicio foi uma loucura, pelo controle da Edna havia 84 carros cadastrados no condominio,mas a olhos vistos notava-se que tinha mais.No primeiro recadastramento foram oferecidos 230 selos de identificação para carros, mas com a troca da empresa tivemos que fazer novo censo. As brigas aumentaram e o tumulto foi vivenciado. A maioria das pessoas queriam vagas para visitantes, outras queriam mais selos por apartamento. O espaço utilizado para estacionamento era desorganizado(pessoas colocavam carros atravessados ocupando até duas vagas do estacionamento).Como fazer para isso melhorar?

Os salões

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Alegrias no dia dia do salão

Alegria era ver como o salão pode ser lindo se bem decorado,muitas vezes me emocionei,chegando a duvidar se aquele mesmo era nosso salão.Outra alegria era receber o salão em condições de fazer outra festa,pessoas cuidadosas entregavam o salão pelo menos varrido.Isso fazia acreditar que trabalhar para estas pessoas valia a pena!

Então, como faço para alugar o salão?

Atualmente a pessoa responsável pela agenda é Adriana seu telefone e apartamento esta na portaria ela agenda o dia solicitado,preenchendo uma requisição do salão e orienta as condutas para o dia.o salão esta liberado as 10 da manhã para o morador e poderá ser usado até as 22:00,com excessão de sexta e sabádo que é até as 24:00,e até as 2:00 sem som.o salão deverá ser entreque em condições de uso.o solicitante deverá deixar uma lista de convidados na portaria com 5 dias de antecedência,recebera a chave as 10:00 horas e fará a vistoria de como recebeu o salão com a Adriana ou a portaria.Ao terminar a festa entregará a chave aos porteiros que farão a vistoria final junto com o morador a caixa para o uso do salão é de 10 porcento do salário minimo cobrado em doc no mês posterior a festa.A multa por perda da chave é de 10 reais e os danos ao salão deverão ser pagos pelo provocador.

Dificuldades Encontradas no dia a dia do salão

A principal dificuldade no salão era não haver funcionário(a) trabalhando no domingo e nenhum membro da administração queria assumir a agenda.As principais situaçãos vividas no salão foram; -Moradores que perderam a chave.
-Pessoas que deixaram sujo o salão
-Pessoas ao redor do salão fazendo festa
-Utilização de instrumentos musicais com microfone
-Bebedeiras e situações ridiculas a quem fazia uso do alcóol
-Brigas pelo mesmo dia na agenda
-A falta da listagem de convidados
-Pessoas em atos obcenos no salão ou proximo a ele
Todas essas situações foi chamado a portaria,o sub-sindico, a pessoa responsável pela agenda e o sindico.

Começam a utilizar os salãos

As primeiras festas ocorreram no dia 19 de abril,ainda não haviam mesas ou cadeiras,estavamos pesquisando valores de utensílios para movéis de salão, queríamos colocar moveís de madeira bruta mais isso era muito caro optamos então por moveís simples para poder alugar com mobília completa.Na assembléia decidiram que a taxa seria 10 porcento do salário minimo, mais isso não dava para a faxina do domingo pedimos então que os moradores colaborassem com a faxina do salão,mas muitos deixavam o salão imundo para a próxima festa,quando não era morador reclamando da sujeira (e muitas vezes a administração ia limpar)haviam os outros moradores que reclamavam da taxa do salão que é para manutenção(repor cadeiras,mesas,etc..)e não da limpeza.
A principio eram 4 festas por mês atualmente chega a 20 festas por mês.Ufa é festa que não acaba mais e ninguem para assumir.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Situação financeira critica

Em março não houve lançamentos,em abril nem todos conseguiram pagar,devido á gastos com fretes e pedreiros,tivemos que gastar o dinheiro do bingo e a bonificação com as despesas destes meses.Já dava pra notar que a inadimplência seria muita e a exigência também.Isso fez com que o grupo da administração diminuisse,pois muitos se afastaram sem renunciar,ficou assim meu nome está lá,mas não me comprometo com mais nada,sobrecarregado aos que assumiram suas funções.

Selo do carro

Estávamos cadastrando os carros dos moradores ,era uma briga todos os dias.As pessoas não queriam entender que era um selo por apto.,pois não sabíamos ao certo quantos carros teríamos.Segundo censo anterior haviam 80 carros.As desculpas eram as mais inéditas:desde "quero selo, não tenho carro mas tenho direito",até "não me interessa se os outros não tem eu tenho dois".Eram duas mulheres que faziam este cadastro ,de vez enquanto tentavam explicar que era para carro que pernoitava e não para carro que de vez em quando apareciam.Eram somente 200 selos oferecidos pela empresa ,e terminaram rapidamente.Tinha gente que vendia o carro com selo e tudo,outros que só apresentavam,e muitas vezes perdiam o selo,e ainda outros que se negavam a mostrar selo,muitos mentiam placa que averiguavámos e não achavámos o mesmo no pátio.Foi um sufoco!!!

Abril chegou e a saúde faltou?

Estava iniciando o mês de abril ,quando a administração foi informada que uma moradora X tinha ido no posto do outro lado da rua e disseram á ela que morador do residencial não seria atendido ali por falta de pessoal e de estrutura.Ficamos supresos ,mas era a mais pura verdade .Mais de 100 pessoas já residiam ali ,sem atendimento médico?O que fazer?

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Só lixo, e agora?


No mesmo dia ,o dmlu veio recolher o lixo,o supervisor comunicou que as lixeiras ali instaladas não tinham padrão correto,portanto não recolheriam o lixo até reformarem as mesmas.A construtora colocou um container no portão da frente para poder reformarem as lixeiras,o condomino ficou muito sujo nesta época e o cheiro era insuportável,pois somente um container não dava vazõa a tanto lixo.A administração se perguntava,o que mais falta acontecer?

Sem telefone,e agora???


Não havia terminado março ainda quando funcionários da Brasil telecom,foram averiguar a situação da CD na frente do empreendimento para iniciar as ligações de telefones.Cinco minutos mais tarde ,nos avisaram que a construtora teria que desmanchar caixa feita pois não estava nas condições aprovada pela Brasil telecom,nós questionavámos que segundo a construtora aquele projeto havia sido aprovado,afinal deram o habite-se.Não teve conversa foram mais de dois meses sem telefone enquanto a construtora arrumavam o CD,e muita paciência dos moradores devidos aos buracos aberto no caminho principal.Eles precisavam fazer os fios passarem subterrâneo,já que tinham feito eles passarem aereo.Á propósito,visualizamos nas câmeras uma criança caindo num desses buracos e comunicamos imediatamente a contrutora ,que só então tomou a atitude de colocar telas de proteção e avisos sobre os buracos,se responsabilizando sobre o incidente com a criança.

Todos os dias erámos chamados por moradores para averiguar gente fazendo barulho fora do horário,íamos lá,paravam por alguns minutos(quando paravam)e retornavam a fazer a mesma coisa quando virávamos as costas.Numa desta vezes fomos num apto do 4º andar e no percurso ,no corredor do 2º avistamos uma televisão ligada,e um morador Y de robe sentado numa cadeira ,num banco a frente seus pés repousavam,próximo a porta de um apto,a televisão em volume muito alto. Perguntamos o que estava fazendo,pois corredor é área comum,não deve ser usada por particular.Naturalmente alegou que por não haver luz,pois a CEEE não fez sua ligação,resolveu usar a do corredor(a que todos pagamos,mesmo sem ter ido morar,por ser a luz do condominio) .Mas não foi o único,reparamos que trabalhadores de moradores usavam essa tomada para serra,furadeira ,rádios.,etc...Moral da história:tivemos que isolar tomada do corredor e comprar cadeados para a caixa externa de luz,pois cada um se achava mais no direito de usar a luz de quem já tinha sido beneficiado pela ligação pela CEEE.Portanto começamos a utilizar o dinheiro da bonificação,para gastos imprevistos.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

......E o março vem aí ,gente!!!!


Quem não se mudou em março,fez ou mandou fazer as obras necessárias.O condominio então virou um canteiro de obras completo:a construtora tentava terminar alguns aptos,E moradores tiravam película da parede,pintavam ,ou colocavam piso.O síndico decidiu usar o único dinheiro que tínhamos (do bingo)em material de limpeza.Mas era muita sujeira ,pois quem sujava deixava no corredor ou em frente ao bloco toda a caliça,e quando indagado da sujeira,nunca fora ele e sim seu vizinho.A despesa com material foi grande,não havia vassoura,pano ou detergente que resistisse,e as pessoas não colaboravam.

No dia das chaves


Ainda não haviam entregado as chaves para todos quando vi um diálogo muito interessante:um membro da comissão tentando explicar para Y que estavam agendando as mudanças no CTG,a resposta que recebeu:-Não me interessa se agendam ou não ,meu contrato de aluguel expirou e nem que tenha que dormir no gramado minhas coisas ficarão aqui,não me interessa os outros,cada um tem os seus problemas.
-senhor nem se quer tem luz nos apartamentos!
-O que fazer ?Terei de usar velas.
E foi assim que desrespeitando o tal "agendamento" tínhamos até mais de 20 mudanças diárias,inclusive na madrugada,o que fez que muitos da administração acompanhassem(inclusive de madrugada)ouvindo queixas referentes a medida do apto,ao inacabamento da escada,ou até mesmo da parede rabiscada, provocado por morador desatento que " acidentalmente" lascava seus movéis na parede.

A rotina do Residencial

A partir deste tópico contarei histórias reais ocorridas no Residencial,porém não citarei nomes chamarei morador x se se tratar de mulher e morador Y se for homem ,mesmo os publicados não direi sobrenome a não ser os que permitiram e que assim desejaram ver seus nome neste blog.

Chega o dia da entrega das chaves!!!

Finalmente chegou o dia!!!Era 28 de fevereiro de 2008,estavámos todos eufóricos e esperançosos,reunidos mais uma última vez no CTG.,esperando a nossa vez de agendarmos a mudança e adquirimos nossas chaves.A Caixa preparou pessoas para nos orientarmos em que fila ir e que papéis assinar.A administração estava aliviada pois havia porteiros para recepcionar os moradores,isso foi conseguido um dia antes da entrega das chaves,quando a empresa finalmente deu o sinal de que estava tudo certo no contrato.Porém, não tínhamos funcionário para limpeza ainda ,só chegariam no dia posterior ao da chave.Portanto ,quem era da comissão ficou encarregado de auxiliar na retarguarda,orientando os futuros moradores ansiosos em habitar seu novo lar e substituindo os porteiros para o almoço.Foi numa dessas idas ,que averiguamos que nem todos apartamentos estavam "habitáveis" e apesar de conscientes que a construtora continuaria construindo lá,nos questionamos do porquê nos obrigarem a assinar um papel que afirmava que estavámos recebendo o apartamento em condições.Começamos a pedir que escrevessem antes da assinatura "com ressalva"para deixar claro que não estava todo acabado o apartamento e que nos demos conta disso.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

conselheiros de 2009

Fiscal:
Marcos Inacio
Felipe
Jorge Adriano
Consultivo:
Eloiza
Ubirajara
Julio
Contamos também com apoio de familiares e moradores que ajudaram na administração de 2009,podemos citar:Ricardo,Marcelo,....

Sub síndicos de 2009

bloco 4-Mª Antonia


bloco 3 -Luciana

bloco 2 -Adriana

Bloco 1-Rudimar


bloco 5- Odenar

Bloco 6-Eliza

Bloco 7-Lourdes

Bloco 8-Teresinha

A administração de 2009

Jorge fischer _síndico
Ficou então definido na assembléia de 07/02 os seguintes membros do conselho de administração do condominio Residencial Pinheiros:

Quem sou eu

Minha foto
Um condominio com 440 aptos,mais de 1500 pessoas adultas , aproximadamente 200 crianças e presença de 30 cães e 17 gatos ainda atualizando censo.